sábado, 6 de setembro de 2008

XXIX ENEB: VALORIZ(AÇÃO) DA EDUC(AÇÃO) PARA A TRANS[FORM(AÇÃO)] DE 1/2 AMBIENTE POR INTEIRO

A temática do ENEB vai girar em torno de como as políticas públicas atuais destroem a educaçăo e o meio ambiente. A proposta é que se faça uma análise do processo de desmonte da educaçăo pública brasileira causada por sucessivas políticas públicas adotadas pelos governos. Tais políticas atendem a interesses do capital internacional que utilizam a educaçăo como mais uma fonte de lucros, transformando-a em mercadoria, cujo principal alvo tem sido a educaçăo superior, na qual a iniciativa privada tem sido a grande beneficiada e em contrapartida o ensino superior público vem sendo alvo de ataques, a exemplo do recente projeto e as reestruturaçőes implementadas por meio da Reforma Universitária. Além disso, pretende-se levantar a discussăo em torno da proposta de educaçăo dos Movimentos Sociais, constituído por sindicato de trabalhadores, associaçăo de professores, movimento dos trabalhadores sem terra, entidades estudantis, dentre outros que tem o intuito de defender o caráter público, gratuito, de qualidade e socialmente referenciado da educaçăo, bem como debater a importância da mesma pra construçăo de um modelo de sociedade que năo esteja fadada a se autodestruir.
Uma outra análise a ser feita durante o encontro é de como as sucessivas medidas governamentais tem contribuído para o processo de degradaçăo e privatizaçăo dos recursos naturais do nosso país. Além disso, analisar também minuciosamente as políticas públicas implementadas pelos governos e seus “parceiros” na busca de um “desenvolvimento sustentável”, dentre elas: PNF (Plano Nacional de Florestas), Projeto de Transposiçăo do rio Săo Francisco, Lei de Biossegurança, desmembramento do IBAMA e formaçăo do Instituto Chico Mendes, loteamento da Amazônia, as açőes do PAC (Programa de Aceleraçăo do Crescimento) e seus impactos sobre a fauna e flora brasileira com a demarcaçăo de reservas para construçăo de rodovias e etc. Nesse processo pretendemos refletir como nós estudantes de biologia podemos somar forças com outras organizaçőes da sociedade pra lutar contra esse cenário.